Indicação Semanal = “Bordados" (publicação de Marjane Satrapi)
Indicação Semanal = “Bordados”
Mais do que um romance gráfico (ou famigerada Hq), mas uma experiência biográfica riquíssima na qual discussões políticas e culturais iranianas são emergidas na forma de vivências dadas como “simplórias/comuns”. Com a extração de memórias experienciadas pela escritora e ilustradora, vivenciam-se os pós almoços de família na casa de sua avó, no Teerã, finalizados ritualisticamente da mesma forma: homens que realizam o período de sesta (descanso) e mulheres que limpam a cozinha, ansiosíssimas pelo seu “Bordado”.
Como justificativa para as conversas intimistas, com uma sessão reservada apenas às senhoras, o diálogo proporcionaria “ventilação ao coração”. Essa reunião demandava um samovar, o famigerado bule de chá iraniano preparado pela inicial narradora, que dividia o protagonismo na rodada de diálogos com as suas familiares, sendo elas a sua mãe, avó e demais convidadas que expunham segredos, particularidades e questionamentos sobre a vida matrimonial, abarcando as suas não liberdades, condicionadas pelo patriarcado.
A exposição das singularidades de seus casamentos ou relacionamentos afetivos, a priori são identificados como uma exclusividade dos seus costumes e tradicionalismos, mesmo que no decurso da leitura sejam vislumbrados com similaridades que envolvem do oriente ao ocidente, em uma combinação de problemáticas e inseguranças comuns. Claro que a essência da narrativa garante diferenciações, para uma compreensão das conflagrações e ambições dessa camada social dada doutrinariamente como minoria: o gênero feminino.
#Bordados #MarjaneSatrapi
Comentários
Enviar um comentário