Indicação Semanal = “Pequeno Manual Antirracista" (publicação de Djamila Ribeiro)
Indicação Semanal = “Pequeno Manual Antirracista”
O livro possui um número de páginas que demanda poucas horas de dedicação, dispondo de uma linguagem acessível e de exemplificações lúdicas, o que designa aproximações da produção para com a conjuntura de leitores debruçados sob o conteúdo abordado. Há uma eficácia na seleção dos exemplos e das palavras, de maneira em que culpabilidades são logo eximidas para que as responsabilidades sejam concedidas aos envolvidos nesse processo de reparação histórica rumo à igualdade racial no cenário brasileiro. A obra é o próprio processo de reconfiguração e do repasse da responsabilização no que concerne à reprodução de falas e ações que oprimem, minimizam e ainda inviabilizam o povo negro.
Como o enfoque da contextualização do racismo e a perpetuação de posturas racistas em um histórico desdobramento de causa e consequência é o contexto do cidadão brasileiro, a narração elenca casos e vislumbres vivenciados nacionalmente, ainda que referências do Sistema Internacional sirvam como uma base reflexiva. Há um indispensável cuidado com o sociológico envolvimento de interseccionalidades (no campo das diversidades e de desigualdades), com ressalvas para o simbolismo e a excepcional potência das mesmas, mas designando maiores centralidades para os diálogos de relações étnico-raciais. Locais de fala possuem ênfase na produção, que sinaliza ocupação efetiva do espaço discursivo.
Compreende-se que mesmo que carregue a nomenclatura de manual, o livro se posiciona como um dos inaugurais e palatáveis recursos para o impulso na promoção do objetivado pensamento antirracista, sinalizando a devida urgência para a aplicabilidade de políticas públicas eficazes, de modo associado ao empenho cidadão, e que priorizem a extinção de sistemas reprodutores da desigualdade racial, o escárnio que acompanha a sociedade de uma forma ardilosa, danosa, estrutural e estratificada. Em sua redação, enxerga-se um pedido para ponderação de opiniões, discursos e comportamentos, indicando de ímpares maneiras os danos auferidos com o silêncio e a negligência, sinônimos da aquiescência.
Comentários
Enviar um comentário