Indicação Semanal = “Miss Davis" (publicação de Sybille Titeux de la Croix)
Indicação Semanal = “Miss Davis"
🖋 PUBLICAÇÃO DE = Sybille Titeux de la Croix
📃 PÁGINAS = 196
Avaliação: 5.0 ⭐
Na jornada educacional do indivíduo brasileiro, dependendo da configuração do modelo de ensino básico aplicado, pouco se lê e/ou compreende sobre o processo de segregação racial ocorrido nos Estados Unidos da América em meados do século XX. A conjuntura da época não possui nenhum enfoque (ou nos casos “peculiares”, há uma escassa noção). E sobre esse contexto, a Graphic Novel (Hq) “Miss Davis” corrobora imponentemente, com narrações lúdicas sob proximidade, impulsionando novos olhares às leis segregacionistas.
A obra adquire duas perspectivas: Uma inaugural que direciona aprendizados biográficos sobre as experiências do ícone, Angela Davis, uma emblemática figura negra, feminina e ativista sociopolítica que personifica o próprio símbolo de resistência e militância no que concerne às discussões raciais e de gênero. E, concomitantemente, dispõe do propósito informacional, quando elenca problemáticas vivenciadas no Estado ao longo do período, sinalizando as desumanidades vivenciadas pelo povo negro, na esfera pública e privada.
E como uma biografia narrada de maneira “assistida”, ou seja, com o uso de perspectivas observadoras, os quadrinhos ganham significado pelos olhares de duas personagens que desenvolvem e possuem alguma correlação com a protagonista, no decurso de discursos mínimos ou maximizados, ambos cheios de eficaz impacto. Toda essa mudança de foco não aufere distanciamentos, mas proporciona visões das causas de raça e gênero de um modo que preenche experiências de vida diversificadas, oferecendo espaço para diálogo.
#MissDavis #AngelaDavis #SybilleTiteuxdelaCroix
Comentários
Enviar um comentário