Indicação Semanal = “O Cortiço - HQ" (publicação de Aluísio Azevedo)
Indicação Semanal = “O Cortiço"
🖋 PUBLICAÇÃO DE = Aluísio Azevedo
📃 PÁGINAS = 80
Avaliação: 5.0 ⭐
A versão em quadrinhos dessa obra clássica não decepciona, mesmo que se vislumbre significativas mudanças nos diálogos e/ou narrações, o que designa uma acessibilidade e devida “simplificação” ao propósito original, que acompanha descrições “consideráveis”. O enredo expõe o processo de confecção e experiências vivenciadas no famigerado Cortiço, que considera-se o principal personagem do romance, pois além de cenário para drama, comédia e inúmeras críticas ou análises sociais, constitui como uma entidade viva, fluida.
O Brasil Imperial é a conjuntura do período, na qual a exposição de diferenciações e dos infindos preconceitos pela raça, classe, gênero e opções sexuais são observados, com as falas, desenhos e/ou descritivos que sugerem cada uma das disparidades e dificuldades visualizadas na época. A relação dos personagens ao longo da narração é uma cômica jornada reflexiva, que opera mais como denúncia das mazelas sociais do que como mero entretenimento para um final de semana, o que qualifica o livro como seleção obrigatória.
Nesse viés, mesmo que seja uma produção de rápida apreciação, cerca de uma ou duas horas dedicadas, essa obra sugere um longo raciocínio de imersão no contexto brasileiro, o que evoca mais do que uma rememoração do passado, em reverberação das relações dele para com a contemporaneidade no cenário nacional. A passagem dos personagens envolvidos, seja concisa ou morosa, é aquela lição de conscientização sobre humanidade ou ausência dela, dedicando-se à apreciação do corpo social e em variadas perspectivas.
#OCortiço #AluísioAzevedo
Comentários
Enviar um comentário