Indicação Semanal = “O Mulato - HQ" (publicação de Aluísio Azevedo)
Indicação Semanal = “O Mulato"
🖋 PUBLICAÇÃO DE = Aluísio Azevedo
📃 PÁGINAS = 48
Avaliação: 5.0 ⭐
O uso dos quadrinhos, mesmo que com enfoque lúdico para concessão de acessibilidade na simplificação da obra, não é deveras aplicado. Esse recurso, resume em pouquíssimas páginas um livro denso, com um enredo profundo e que se consolida pelas suas críticas e análises de cunho social. Porém, a essência da produção permanece visível nas questões raciais narradas, que envolvem históricos e resquícios de um longo período de escravidão nacional. O processo de estereotipação é preservado, na confecção de figuras cômicas.
O papel dos personagens provincianos e seu convívio com o clero possui uma evidência significativa. Há diferenciação com a publicação original, contudo, a jornada de Raimundo (principal personagem) na dinâmica para a revelação de suas origens como filho mestiço de um homem branco e a sua escrava, é foco dos diálogos, mesmo que não possua mais profundidade do que a paixão do mesmo pela prima, Ana Rosa. Em suma, discordâncias com o romance são realçadas, advindas dos preconceitos com relação à classe e raça.
O livro dispõe de uma conclusão “diversificada”, na qual os famigerados finais felizes não são priorizados, concedendo espaço para uma visão periférica e palpável sobre o que se passa na realidade do convívio social. Além de observações declaradas sobre os cenários e problemáticas elencadas, diálogos sobre os indivíduos (no arcabouço da psicologia) são essenciais para a compreensão da ambição, rivalidade e das nomeadas vivências dadas como “camufladas”, num espectro de convivências pelas apareças, com anseios velados.
LEIA ONLINE: //issuu.com/brasilemquadrinhos/docs/pdfomulato-versa_ocompleta
#OMulato #AluísioAzevedo
Comentários
Enviar um comentário