Indicação Semanal = “O perigo de uma História Única” (publicação de Chimamanda Ngozi Adichie)
Indicação Semanal = “O perigo de uma História Única”
Na forma de um livro de bolso, com menos de 100 páginas impressas, a obra é a versão publicada da referencial fala de Chimamanda Ngozi Adichie em sua exposição no TED Talk Global de 2009, o famigerado evento que compõe uma sucessão de conferências para o compartilhamento dos pensamentos que, segundo a fundação sem fins lucrativos, operam como o espaço para a divulgação de “ideias que merecem ser disseminadas”. Em síntese, a adaptação aufere a percepção exemplificada sobre a gravidade do preconceito.
Não discorre sobre estereótipos e verdades absolutas de uma maneira academicista, mas de um modo imersivo que exemplifica cada um desses conceitos envolvendo narrações cotidianas de sua jornada como cidadã nigeriana, universitária imigrante e logo após, uma romancista publicada. Toda a humanização dos exemplos conduz que os lê a um papel reflexivo, para que sejam observados os momentos em que leitores estiveram no mesmo cenário de julgamento ou predileção de narrativas que a escritora, que se responsabiliza.
Em uma discussão necessária e analítica, que recrimina as singularidades de histórias que permeiam da literatura ao meio midiático (aplicável inclusive, ao cinema dominante), a publicação impulsiona dúvidas às inúmeras “veracidades” que envolvem a percepção de nacionalidades ou indivíduos próximos que, envoltos pelo senso comum, veem as suas dignidades perdidas pelo poderio de outrem que concede local, protagonismos e porquês às suas individualidades, com histórias ímpares contadas veemente sob um vil propósito.
#operigodeumahistóriaúnica #ChimamandaNgoziAdichie
Comentários
Enviar um comentário