Indicação Semanal = “Ao Professor, Com o Meu Carinho"” (publicação de Rubem Alves)
Indicação Semanal = “Ao Professor, Com o Meu Carinho”
Um dos pouquíssimos livros que após a finalização dos mesmos, pesares nos cercam. Não pela obra lida, mas pela considerável “demora” em achá-la, para enfim apreciá-la. Pois sim, as crônicas compiladas no livro indicado carecem de uma apreciação universal, não com a única e exclusiva indicação aos profissionais da Educação, mas aos indivíduos que em inúmeras fases de suas vivências já experienciaram questionamentos específicos sobre o processo de ensino e aprendizagem, em suas variadas faces e sob perspectivas.
A versão simplificada (Há uma publicação revisada e estendida) possui uma leitura rápida e extremamente imersiva, considerando o uso de analogias em diálogos que cerceiam do senso comum às frivolidades cotidianas, exemplificadas para compreensão da necessária jornada da aquisição de conhecimento, para o raciocínio e a confecção de aprendizados, com admoestações sobre a “memorização” designada para padronizações, que prioriza aprovações nos famigerados vestibulares, mesmo nas avaliações generalistas aplicadas.
Para os profissionais que possuem diária vivência com o Ensino Básico, a preciosidade dos conselhos e considerações vislumbrados são excepcionais, uma dádiva para que se racionalize e analise com carinho e imenso cuidado os porquês visualizados no processo de ensino, diagnosticando que diversas "falhas/déficits" de aprendizado são advindos da ausência da procura, da curiosidade não impulsionada rumo à aquisição dos saberes. Um índice de que a reprodução massiva não fascina ou inaugura meios para Transformação.
#Aoprofessorcomomeucarinho #RubemAlves
Comentários
Enviar um comentário