Indicação Semanal = “Maus: A História de um Sobrevivente" (publicação de Art Spiegelman)
Indicação Semanal = “Maus: A História de um Sobrevivente"
🖋 PUBLICAÇÃO DE = Art Spiegelman
📃 PÁGINAS = 163
Avaliação: 5.0 ⭐
A graphic novel produzida é serializada de 1980 a 1991 e expõe diversificadas narrações pessoais e verídicas acerca das experiências dos judeus poloneses que sobreviveram à Segunda Grande Guerra Mundial, com especificidade, ao Holocausto. Em suma, narra-se a vivência do pai de Spiegelman, dispondo de diálogos comuns para reverberações da memória do mesmo em meados da conflagração. Acompanha-se uma série de descrições vívidas do período desde o início às consequências psicológicas e/ou físicas sequenciais.
Maus é uma palavra alemã que nomeia “rato”, alcunha seguida pelos quadrinhos na qual personificam esses animais como os judeus poloneses, sob perseguição em recorrência dos “gatos” alemães empenhados em uma caçada que culminou em carnificina. Em uma diversificação de conversas simplórias (como vivências de pai e filho hodiernas) com as visualizações ínfimas sobre perseguições mencionadas, a produção assume confecções de memórias, humanizando o processo para que versões sejam aproximadas e sensíveis.
A Hq dispõe de explanações fluidas, que impulsionam rápidas conclusões. E, inclusive, designam curiosidade para uma sequência, considerando “brechas” não sanadas, dúvidas diferidas e consequências não confirmadas pela narração inaugural. Logo, vislumbra-se eficácia na contextualização da Segunda Grande Guerra Mundial, com consonância para as desumanidades exercidas, encorajando senso de responsabilidade para com as suas reverberações, produzindo de memória ao repúdio de um período deplorável, vergonhoso.
#mausahistóriadeumsobrevivente #ArtSpielgeman #Maus
Comentários
Enviar um comentário